terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Se eu fosse D.Afonso Henriques

Se eu fosse D. Afonso Henriques
Se eu fosse D.Afonso Henriques era filho de D.Teresa e de D.Henrique, que assumiu o governo do Condado Portugalense. Eu D.Afonso Henriques cresci, e aos 14 anos armei-me caveleiro e deixei o meu aio, Egas Moniz. Eu Afonso Henriques não me conformo:a minha mãe quer aliar-se ao rei de Castela. Eu tornei-me chefe de um movimento que defendia a independencia do meu condado.Travavava duas guerras: uma,contra os partidarios da minha mãe, que não queria a independencia; outra,contra Afonso VI Rei de Leão,que queria ficar com o meu condado.Em 1128 na importante batalha de S. Mamede eu lutei contra D.Teresa,minha mãe e o conde de Trava, e venci.Eu travei muitas batalhas tanto externas como internas para consolidar a independência de Portugal. Em 1139 lutei contra os Muçulmanos na importante batalha de Ourique.Em 1179 fui ao pé do papa e pedi-lh que me aceitasse como o novo rei de Portugal.E o papa aceitou-me.E assim me tornei rei de Portugal.Casaei-me com D.Mafalda e tive um filho chamado Sancho que povou as terras de Portugal. Por isso todos lhe chamavam o povoador.Eu reinei entre 1139-1185 e morri em 1185. Assim meu filho Sancho ficou com o meu trono e mandou em Portugal.

Sem comentários: